Centro Educacional Nova Resende (CENR):

As Boas Notícias e Eventos da Terra do Café:

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dia do soldado em Nova Resende:




Dia 25 de agosto é comemorado o “Dia do Soldado”, uma das várias datas cívicas que vamos esquecendo ao longo dos anos, felizmente as crianças ainda aprendem sobre civismo nas escolas.

Em Nova Resende, o ‘Centro Educacional Nova Resende’, merecedor do nome que ostenta, é um bom exemplo, atuando na área pré-escolar, com crianças abaixo dos seis anos, sempre prestigia essas nossas datas cívicas brasileiras.
Para essa em questão, realizou dinâmicas entre as crianças da escola e os convidados, os soldados do destacamento da Polícia Militar local. Claro, a meninada fez a festa!
"Sempre utilizamos as datas comemorativas nos trabalhos pedagógicos, envolvendo o lúdico, porque brincar é coisa séria", salientou Sônia Benedetti Bachião, diretora da escola.


O porquê do dia 25 de agosto
(Clipping: Velhos Amigos)


"Luís Alves de Lima e Silva”, o Duque de Caxias é o insigne Patrono do Exército Brasileiro, que o reverencia na data de seu nascimento - 25 de agosto - "Dia do Soldado". Caxias pacificou o Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e o Rio Grande do Sul, províncias assoladas, no século passado, por graves rebeliões internas, pelo que recebeu o epíteto de "O Pacificador".

Comandou Exércitos em três campanhas externas: na mais difícil delas, quando em Lomas Valentinas, no ano de 1868, tomado de justo orgulho, bradou aos seus soldados: "O Deus dos Exércitos está conosco. Eia! Marchemos ao combate, que a vitória é certa, porque o General e amigo que vos guia, ainda, até hoje, não foi vencido!".

Caxias organizou o Exército Brasileiro, fez-se político, governou províncias e o próprio Brasil, pois foi Presidente do Conselho de Ministros por três vezes.

Não apenas por tudo isso, "O Pacificador" foi o vulto mais exponencial de seu tempo, chamando-lhe os apologistas, de "O Condestável do Império".

O saudoso e venerando jornalista Barbosa Lima Sobrinho o cognomina de "O Patrono da Anistia" e o povo brasileiro, em espontânea consagração, popularizou o vocábulo "caxias", com o qual são apelidados os que cumprem, irrestritamente, os seus deveres.

Marechal do Exército, Conselheiro de Estado e da Guerra, Generalíssimo dos Exércitos da Tríplice Aliança, Barão, Conde, Marquês, Duque, Presidente de Províncias, Senador, três vezes Ministro da Guerra, três vezes Presidente do Conselho de Ministros, o "Artífice da Unidade Nacional", eis Caxias, Patrono do glorioso e invicto Exército Brasileiro!

O inesquecível sociólogo Gilberto Freyre, no reconhecimento das excelsas virtudes do Duque de Caxias, assim se expressou:
"Caxiismo não é conjunto de virtudes apenas militares, mas de virtudes cívicas, comuns a militares e civis. Os "caxias" devem ser tanto paisanos como militares. O caxiismo deveria ser aprendido tanto nas escolas civis quanto nas militares. É o Brasil inteiro que precisa dele"...
Para ver mais fotos:
Siga navegando este site!

Um comentário: